PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR

03/04/2010
Tem coisas que são muito complicadas de achar na internet e requerem um certo grau de paciência e persistência. Eu estava procurando informações sobre a tradução da carteira de motorista, que é exigida caso você queira dirigir em outros países. O primeiro site que encontrei, achei meio estranho. Falava sobre a “carteira de habilitação internacional”, mas em momento algum citava algum órgão do governo, ou algo parecido – era do tipo “pague e leve” (não sei se era válido, mas é sempre bom ficar atento!). Continuei procurando em milhões de sites, inclusive no da Embaixada e Consulados da Austrália no Brasil e não conseguia nenhuma informação consistente, mas não desisti. O nome da tal licença é “permissão internacional para dirigir”, e depois de revirar de ponta cabeça o site do Detran SP, encontrei a informação que somente eles tem permissão para emitir a tal, conforme http://www.detran.sp.gov.br/noticias/20060706.asp, onde dizem letras vermelhas: “alertamos que somente o Detran ou as Ciretrans podem emitir a PID. Nenhuma outra entidade está autorizada a expedir a permissão” (texto copiado do site citado). Aí então, consegui as informações que precisava. No site do Detran (SP) clique em “CNH” e depois em “Carteira Internacional de Habilitação (Permissão Internacional para Dirigir)”, e então em “ver procedimentos”.
Se você não for de São Paulo, procure as informações no site do Detran da sua cidade. Descobri que tem uma taxa de aproximadamente R$180,00* e achei bem caro.
Ah, me parece que você tem que levar sua carteira de motorista original junto com a traduzida.
(*valor pesquisado em maio/2010)

Em tempo… nossos amigos que moram na Austrália nos falaram que não é necessário fazer a carteira no Detran. O que as autoridades lá fora exigem é que sua carteira seja traduzida por um tradutor autorizado “natti”. Eu já tinha lido alguma coisa sobre isso na internet. Vou pesquisar novamente e encontrar o tal tradutor.

Anúncios

0 Responses to “PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Quem Somos

follow us

Acesse nosso canal no

Mais Acessados

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Estatísticas do Blog

  • 52,254 acessos

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: